A arquiteta Mariana Monteiro e sua sócia Ana Marcia Cangussu,
lindas, jovens e excelentes profissionais toparam uma entrevista comigo para nos contar como a arquitetura entrou e ficou na vida delas e muitas dicas sobre essa profissão, que a cada dia tem atraído mulheres como ela, como eu e como você, aprecie:
1) Fale um pouco sobre você e como decidiu fazer arquitetura.
Veio do interesse por arte, estética, noção espacial e a vontade de colocar espaços criados na mente para o papel.
2) O que você acha que há em comum entre mulher e a arquitetura?
O senso estético e a plasticidade.
3) Como as arquitetas são vistas no mercado? há preconceito?
Somente na área de administração de obra ainda há preconceito no inicio pois, o serviço é feito por homens que na maioria das vezes relutam em serem comandados por mulheres porem, quando você forma uma equipe de trabalho, este preconceito acaba.
4) Entre os trabalhos realizados, qual você gostou mais e por quê?
A maioria dos trabalhos são gratificantes pois aprendemos bastante em todos eles. Gostamos de fazer mais projetos residenciais , principalmente quando além do projeto arquitetônico, podemos fazer também o projeto de decoração do mesmo. Um trabalho que realizamos que teve uma ótima repercussão foi a Casa Cor, por ser a primeira realizada em Campo Grande.
5) O que tem a dizer para outras mulheres que ainda farão arquitetura?
Fazer bons estágios pois, na faculdade a pratica ainda é pouca. Acompanhar obra desde o inicio também é muito bom pois, são elas que nos dão noçao para fazer um bom projeto e o mais importante de tudo, disciplina.
6) Qual seria o "toque especial" feminino numa casa? Cite exemplos se puder.
A funcionalidade pratica que só uma mulher sabe, um bom estudo de cores pois depende muito de sensibilidade, a escolha de revestimentos e criação de ambientes mais aconchegantes.
7) É possível hoje, mesmo quem é de classe média, contratar um arquiteto e construir algo que caiba no bolso?
Hoje em dia com a variedade nos preços de materiais e com a exigência na legalização das obras, é possível e necessária a contratação de um profissional não só pela estética quanto para economia na construção.
8) Você se sente realizada com essa profissão?
Quando fazemos o que gostamos a realização é certa porem se a profissão for escolhida somente pelo lado financeiro, dificilmente se alcança um bom objetivo.
Quero agradecer a Mari e Ana Marcia por terem aceito participar dessa matéria, faço questão de mostrar à todos que tem bom gosto assim como elas, que o sonho de ter uma casa do seu estilo pode ser realizado, se uma profissional do nível estiver presente no mesmo. Amei as respostas, obrigada pelas fotos, desejo mais e mais sucesso a você e a sua parceira, me coloco à disposição para divulgar quaisquer trabalhos futuros.
Logo logo mais matérias quentinhas como essa.....
Beijos,
Jennifer Crass
Nenhum comentário:
Postar um comentário